terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Abril

+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-++-+-+-+-+-+-+-+

Na horta

Sachar, mondar e, se necessário, regar, de preferência nas primeiras horas da manhã. Defender a horta dos ataques dos insectos e das lesmas com pesticidas apropriados. Semear: abóbora, alface, chicória, couve-galega, espinafre, ervilha, feijão, melancia, melão, nabiças, pepino e rabanete. Plantar ou transplantar: alface, batata, cebola, chicória, couves, pimentos e tomates.

No pomar

Plantar fruteiras de espinho (laranjeiras, etc.). Enxertar diversas fruteiras e aplicar bons ungentos, que facilitam o pegamento; inspeccionar as ligaduras dos enxertos feitos anteriormente.
Proceder a esladroamentos, principalmente nas fruteiras novas e nos enxertos executados anteriormente. Terminar a poda dos citrinos, por vezes limitada à supressão dos ramos secos e dos ladrões mal implantados. Desbotoar os pessegueiros assim que os botões medirem 2-3 centímetros. Pulverizar: contra o pedrado das macieiras, contra lapas e escamas dos citrinos, contra os atídios, piolhos, pulgões e outros insectos.

No campo

Proceder à preparação das terras destinadas às próximas sementeiras. Para aceleração das ervas daninhas devem-se lavrar e gradar as terras de pousio.

No jardim

Concluir a poda das roseiras. Semear relva; aparar as sebes e a relva que esteja em pleno desenvolvimento. Plantar andorinhas, begónias, dálias, gladíolos, jarros amarelos, etc., mantendo-se o terreno mais ou menos humedecido, mas sem excesso. Melhorar os solos compactos incorporando-lhes terriços e restos de folhas. Sachar e adubar os talhões das roseiras que se mostrem enfraquecidos.

Na vinha

Proceder à adubação das vinhas cansadas. Proceder aos respectivos tratamentos contra o míldio, oídio e outros inimigos das videiras.

Na adega

Concluir, em tempo seco e calmo, as trafegas, as colagens e os engarrafamentos dos vinhos e das aguardentes e prosseguir na vigilância às vasilhas, evitando os vazios que se preencherão com gás sulfuroso ou com atestos. Manter limpos os materiais e utensílios existentes na adega, a qual, sobretudo se o tempo decorrer húmido, deve ser arejada nas horas de sol para evitar o aparecimento e proliferação de bolores.
Animais
Especiais cuidados na higiene das vacas leiteiras; separar os vitelos das mães. Vacinar os porcos contra o "mal rubro".

http://www.folclore-online.com/calendario_agricola/index.html

+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-++-+-+-+-+-+-+-+
 
O que se deve fazer em ABRIL


nos campos

Preparar os terrenos destinados à próxima sementeira. É nesta época que tomam maior incremento as sementeiras da Primavera como, por exemplo, as do arroz, do grão, da luzerna, dos trevos, da beterraba, do feijão e do milho.
Sachar o milho já nascido, aplicar nitrato em cobertura, no caso de o aspecto da seara não ser bom, isto é, no caso de a folhagem ter um tom amarelado.

nas hortas

Terminar a preparação dos terrenos destinados às sementeiras e plantações próprias da época.
Semear abóboras, agriões, alfaces, tomilhos, cenouras, chicória, coentros, cominhos, acelgas e couves (lombarda, saloia, repolho, bróculos e portuguesa), etc.
Aplicar um pouco de adubo azotado solúvel às hortaliças que se encontram já pegadas, o que irá beneficiar o desenvolvimento das plantas. Evitar, tanto quanto possível, que o adubo atinja as zonas verdes das plantas para que não se queimem.

no jardim
Plantar tubérculos de andorinhas, begónias e gladíolos. O terreno onde se plantam os tubérculos manter-se-á mais ou menos humedecido, mas nunca em excesso, o que poderia provocar o apodrecimento dos tubérculos.
Semear abóboras ornamentais, amores perfeitos, assembleias, ásteres, baunilha, campainhas de trepar, casadinhos, cóleos, esporas, gafão japonês, gipsófilas, malvaíscos, manjericos, perpétuas, petúnias, saudades, valverdes e zínias.

http://www.prof2000.pt/users/secjeste/agricola/index.htm 

+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-++-+-+-+-+-+-+-+

Sem comentários:

Enviar um comentário