terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Maio

+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-++-+-+-+-+-+-+-+

Na horta

Prosseguem as sementeiras periódicas (quinzenais) de feijão (para colher em vagem) e de ervilhas. Assim se consegue ter feijão verde e ervilhas durante alguns meses. Continua a sementeira de plantas e monda-se, sacha-se e rega-se os alfobres. Rega-se as hortas de preferência à tardinha, para que a terra conserve por mais tempo a água absorvida e ser mais facilmente aproveitada pelas plantas.

No pomar

Prosseguir com os tratamentos preven­tivos e curativos contra as doenças e pragas das diversas fruteiras: pedrado das macieiras e pereiras, lepra dos pessegueiros, etc. Plantar ainda fruteiras de espinho, cujo pegamento é agora mais rápido e garantido, desde que não falte a água. Sachar sempre que as ervas daninhas o justifique.

No campo

Sacham-se os campos de milho e os batatais, assim como as sementeiras e plantações de girassol, feijão e soja. Iniciar a colheita da fava. Semear: cânhamo, feijão, milho, pensos para o gado, trigos, etc. Plantar: açafrão, arroz, batata, beterraba, couve galega, melancia, melão, pimento e tomate. Pulverizar batatais e tomates com caldas cúpricas, para evitar o aparecimento do míldio. Defender os feijoais e os meloais contra o piolho. Mondar e sachar trigo de Primavera.

No jardim

Enxofram-se as roseiras, por causa do oídio, e mondam-se os botões para obter flores mais perfeitas. Combate-se o piolho das roseiras e doutras plantas de jardins, com insecticidas de contacto. Neste mês expõe-se ao ar livre as plantas guardadas em estufas e abrigos e semeia-se os cravos que hão-de ser transplantados em Setembro. Semeia-se ainda algumas plantas de jardins, como cinerárias, gotas de sangue, amarantus, begónias, canas floriferas, chagas, sóleos, couves frisadas, cravos, goivos, glicínias, gerânios, heliantos, malvaicos e as demais semeadas nos meses anteriores.

Na vinha

Continuam os tratamentos contra o míldio e o oídio, devendo prestar-se a maior atenção a qualquer elevação de temperatura acompanhada de humidade, que pode provocar rápido desenvolvimento de fungos.

Na adega
Proceder à trasfega dos vinhos com depósito. Manter as vasilhas atestadas para impedir que o vinho azede. Determinar a acidez volátil dos vinhos, para verificar se há necessidade de qualquer correcção.

Animais

Castrar os bezerros, porcos e cordeiros. Tosquiar as ovelhas. É o melhor mês para a criação de coelhos.

http://www.folclore-online.com/calendario_agricola/index.html 

+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-++-+-+-+-+-+-+-+

O que se deve fazer em MAIO


nos campos

Continuar as lavouras preparatórias dos pousios e concluir o amanho das terras para sementeiras e plantações da época.
Sachar e desbastar o milho e batata, sachar também as sementeiras e as plantações de girassol, chícharo, feijão, soja e topinambos.
Semear milho estreme ou consociado com feijão, onde se possa regar, linho, alpista, sorgo, trevo-violeta, luzerna e cânhamo.
Aplicar calda cúprica nos batatais já nascidos, a fim de evitar os ataques do míldio.
Plantar batata doce e beterraba forraginosa.

Fenar e ensilar forragens e iniciar a colheita da fava e, na segunda quinzena do mês, começar a ceifa das cevadas e aveias, assim como dos trigos precoces.


nas hortas

Armar os canteiros.
Regar, sachar e mondar alfobres e plantações.
Estrumar devidamente a terra dos canteiros. Sendo Maio o mês por excelência dos grandes trabalhos na horta, convém dispor, nesta altura, de estrume em quantidade para as estrumações próprias da época.


no jardim

Continuar com as sementeiras do mês anterior, gipsófilas, linho, melindres, etc.
Prosseguir a plantação de dálias.
Enxofrar as roseiras, por causa do oídio e mondar os botões, para obter flores mais perfeitas e bonitas.
Combater o piolho das roseiras e doutras plantas de jardim com insecticidas de contacto.

http://www.prof2000.pt/users/secjeste/agricola/index.htm 

+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-++-+-+-+-+-+-+-+

Sem comentários:

Enviar um comentário